sábado, 30 de agosto de 2014

Calendário Histórico: Setembro.

  Que dia é hoje? Em qual mês nós estamos? Você por acaso já parou para pensar consigo mesmo que hoje pode ter sido um dia importante no passado? Confuso, não?
  Pois bem, deixe-me explicar melhor:  Sei que a grande maioria de vocês pensa que os dias históricos são somente aqueles que ganharam feriados, mas não se enganem! Todos os dias dos meses são históricos, não importa qual seja.
  Ficou curioso (a) para saber exatamente quais são os fatos históricos do mês de Setembro? Não precisa se preocupar! Como estamos entrando no mês de Setembro, separei um calendário histórico para que você saiba todos os acontecimentos de Setembro, basta conferir:

Setembro na História

1 de Setembro


- de 1939: As forças armadas alemãs invadem a Polônia, sem declaração prévia, começando assim uma guerra que dois dias mais tarde se tornará a Segunda Guerra Mundial.


2 de Setembro

- de 1870: Após a Batalha de Sedan, entre o exército prussiano, vencedor, e o exército francês, o Imperador francês Napoleão III rendeu-se, tendo como resultado a queda do Segundo Império, e a instauração da república em França.

3 de Setembro

- de 1783: Assinatura do Tratado de Paris, entre os Estados Unidos da América e a Grã-Bretanha, terminando a Guerra da Revolução Americana, com a aceitação da independência das treze colônias britânicas na América do Norte e o reconhecimento dos Estados Unidos da América.

4 de Setembro

- de 1886: A última guerra importante entre os Estados Unidos e os tribos índias termina com a captura do chefe Apache Jerônimo, que morrerá em 1909 no Forte Still, no estado do Oklahoma.

5 de Setembro

- de 1774: Reunião do primeiro Congresso Continental em Filadélfia.

6 de Setembro

- de 1989: Uma equipa médica, dirigida pelo cirurgião Gentil Martins, separa, com êxito, duas gémeas siamesas recém-nascidas, ligadas pelo abdômen.

7 de Setembro

- de 1822: O infante D. Pedro, filho do rei D. João VI, proclama a independência do Brasil, dando o «Grito do Ipiranga», junto ao rio do mesmo nome, nos arredores de São Paulo..

8 de Setembro


- de 1944: A primeira bomba foguete alemã - uma V-2 - cai em Londres.

9 de Setembro

- de 1948: Com a retirada das forças militares soviéticas do norte da Coreia, ocupada no fim da Segunda Guerra Mundial, a República Popular da Coreia é proclamada, tendo Pyongyang como capital.

10 de Setembro

- de 1943: As tropas aliadas libertam Roma da ocupação alemã, no decurso da campanha de Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.

11 de Setembro

- de 1973: O exército chileno, comandado pelo general Augusto Pinochet, provoca um Golpe de Estado, derrubando o presidente Salvador Allende.

12 de Setembro


- de 1383: Criação dos Quadrilheiros por D. Fernando. É a institucionalização da obrigação dos proprietários dos concelhos participarem na manutenção da ordem nos burgos medievais.

13 de Setembro


- de 1788: O Congresso dos Estados Unidos da América, criado devido à aprovação da Constituição, escolheu Nova Iorque como capital federal.

14 de Setembro

- de 1812: O exército francês comandado por Napoleão Bonaparte, entrou em Moscovo. A cidade abandonada pela população foi pasto de um incêndio que a tornou inabitável durante o Inverno que se aproximava, obrigando o Imperador francês a abandoná-la.

15 de Setembro


- de 1916: Primeira utilização de carros blindados (tanques) em combate, durante a Batalha do Somme, no decorrer da Primeira Guerra Mundial.

16 de Setembro


- 1793: Embarque em Lisboa para a Catalunha, da Divisão Auxiliar à Coroa Espanhola que participará na Campanha do Rossilhão, de 1793 a 1795.

17 de Setembro


- de 1480: Estabelecimento do Tribunal da Inquisição em Espanha, a pedido dos Reis Católicos.

18 de Setembro


- de 1499: Vasco da Gama desembarca em Lisboa, após ter realizado a viagem à Índia, sendo recebido pelo rei D. Manuel e toda a Corte.

19 de Setembro

- de 1761: O transporte de escravos para Portugal, é proibido; assim como o tráfico de escravos no país.

20 de Setembro


- de 1870Aproveitando a guerra franco-prussiana, e a saída das tropas francesas que protegiam os Estados do Papa, o exército italiano ocupa Roma, terminando com o poder temporal do Papa.

21 de Setembro


- de 1761: É queimado no Rossio o padre jesuíta Gabriel Malagrida, denunciado pelo marquês de Pombal de falso profeta e impostor. É o último auto-de-fé com condenação à morte realizado em Lisboa.

22 de Setembro


- de 1792: Proclamação da República francesa, após a vitória de Valmy, e os massacres de milhares de mulheres, crianças e velhos, aristocratas, presos nas prisões parisienses, reféns do poder revolucionário. 

23 de Setembro

- de 1803Batalha de Assaye, na Índia. Vitória das tropas britânicas, comandadas por Arthur Wellesley, futuro duque de Wellington, contra as forças da confederação dos Maratas.

24 de Setembro

- de 1850: A hierarquia católica na Inglaterra é restabelecida por determinação do Papa Pio IX..

25 de Setembro

- de 1993: O primeiro satélite português, o Posat I foi lançado na Guiana Francesa por intermédio de um foguetão Arianne.

26 de Setembro

- de 1984: O governo britânico aceitou o regresso de Hong-Kong à soberania Chinesa em 1997.


27 de Setembro

- de 1939: Varsóvia, capital da Polônia, rende-se ao exército alemão, após 19 dias de resistência.

28 de Setembro


- de 1066: Guilherme, duque da Normandia, desembarca em Pevensey, no sul da Inglaterra, começando assim a conquista normanda do reino Saxão.

29 de Setembro


- de 1941: 33.771 Judeus são mortos durante o massacre de Babi Yar, perto de Kiev, na Ucrânia, no começo da invasão alemã da União Soviética.

30 de Setembro

- de 1966: Albert Speer, arquitecto de Hitler, e ministro alemão dos armamentos no fim da Segunda Guerra Mundial foi libertado após ter servido 20 anos de prisão.


Fonte: http://www.arqnet.pt/portal/calendario/setembro.html (Acessado em: 30 de Agosto de 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário